Tupãzinho



Começou sua carreira no pequeno Tupã (daí o apelido) e passou para equipes de base do São Bento de Sorocaba. Era habilidoso, dono de dribles rápidos e curtos. Dois anos após sua profissionalizaão,o jogador despertou interesse do Corinthians, em uma época na qual o clube não fazia grandes investimentos em contratações. Aos 21 anos, o meia chegou ao Parque São Jorge por empréstimo, ao lado de Guinei. Desconhecidos, os dois chegaram ao grupo mosqueteiro sem maiores expectativas da torcida.

Ele estreou em janeiro de 1990 contra o Noroeste de Bauru, na abertura do Campeonato Paulista. O Corinthians perdeu por 1 a 0. Seu primeiro go aconteceu contra o Novorizontino no dia 6 de maio, no Pacaembu. Com a chegada de Nelsinho Baptista no início do Campeonato Brasileiro, passou a ser titular absoluto da equipe. Com a camisa 9, Tupãzinho fazia uma excelente movimentação no ataque alvinegro ao lado de Fabinho, Neto e Mauro.


Tupãzinho participou de 24 partidas do Campeonato Brasileiro de 1990, ficando de fora apenas uma partida, diante do Náutico, vitória do Corinthians por 1x0, participou ativamente de todo o Campeonato e viveu intensamente aquela que seria a maior conquista do Corinthians ao longo de sua história, o primeiro título Brasileiro do Timão. Além de suas inúmeras assistências, Tupã carimbou as redes três vezes naquele campeonato, a primeira vez em São José dos Campos, anotando o primeiro gol do Corinthians na vitória de 2x1 sobre o São Jose, o segundo, não menos importante fora feito pelo “pequeno” ídolo no maior estádio do mundo, o segundo gol da vitória de 2x1 do Timão sobre o Flamengo, e o terceiro, pela sua dedicação, seu empenho, sua grandeza de espírito, recebeu de presente dos céus, a graça de ser o autor do gol que daria o maior título da história do Corinthians até aquele momento.


Após a conquista do título, o "Talismã" começou a ter dificuldades de manter a posição de titular mas, mesmo ficando no banco de reservas, era extremamente importante. Em muitos jogos ele entrou para impedir uma derrota do Corinthians com um gol salvador. Além de ser o pé-quente da equipe, o meia era suplente do ataque corinthiano. Substituto imediato,não importava quem saía da equipe.


Seu ciclo no clube terminou em 1996: a última partida foi no amistoso do dia 28 de julho com o Operário em Campo Grande. Vitória de 4 a 0. Os dois últimos gols de Tupãzinho com a camisa alvinegra já tinham acontecido em maio, no empate com a Ferroviária em Araraquara. Depois Tupã defendeu o Fluminense, América MG, XV de Piracicaba, Matonense e Itumbiara. Tupãzinho é casado e pai de dois filhos, Pedro e Giovana, depois que encerrou a carreira se tornou dono de uma fabrica de fraldas e também criador de gado no Mato Grosso do Sul, e tem planos para se tornar técnico de futebol, ainda hoje Tupã carrega em sua vida pessoal a grande fase que teve no Timão, que inclusive empresta o sobrenome ao ex atleta, que é reconhecido nas ruas até hoje como “Tupãzinho do Corinthians”.

Ficha técnica:

Nome
: Pedro Francisco Garcia
Nascimento
: 07 de julho de 1968
Cidade natal: Uchoa (SP) Brasil
Carreira no Corinthians
: 1990 - 1996
Títulos pelo Corinthians
: Campeonato Brasileiro (1990)
Copa do Brasil (1995)
Campeonato Paulista (1995)

Copa Bandeirantes (1994)

0 comentários:

Postar um comentário