Campeão do IV centenário

O Título de Campeão Paulista de 1954 tinha um valor especial, era o ano do aniversário do IV Centenário da Cidade de São Paulo, o que dava um charme maior à conquista.

Foram 26 partidas, 55 gols, 14 deles sendo anotados por Luizinho, o artilheiro corinthiano no certame. A primeira oportunidade de conquistar o título tão cobiçado ocorreu em 30/01/55 em partida contra o Santos na Vila Belmiro, entretanto o Timão foi surpreendido nesta ocasião e perdeu pelo placar de 4x1, mas o que era nosso estava guardado, e nada melhor que conquistar um título importante em cima do mais tradicional rival e assim a tão esperada conquista ficaria para o dia 06/02/1955.

Após a derrota para o Santos, o técnico Oswaldo Brandão levou os jogadores solteiros para a concentração, para manter o foco da equipe naquela que seria uma das mais importantes conquistas do Corinthians, Brandão com todo seus misticismos proibiu que os jogadores lessem jornais e ouvissem rádios, sugerindo partidas de baralho entre os atletas, apenas duas dúvidas para a partida, Idário e Goiano estavam machucados.


Após uma semana de confinamento e jogadores com problemas no departamento médico, Corinthians e Palmeiras chegavam para mais uma decisão, por volta das 13 horas os atletas do Corinthians se dirigiram ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, deixaram a concentração em carros da diretoria, do Presidente Trindade e também no Ford 53 do ponta Cláudio.



O time estava escalado por Brandão e subiu as escadarias do túnel do Pacaembu que já estava lotado, fogos de artifício estalavam nos céus de São Paulo, anunciando a chegada da hora decisiva, uma festa gigante dentro e nos arredores do Pacaembu, quando subiram as escadas do túnel que dá acesso ao gramado, o time do Palmeiras, todos paramentados com um uniforme azul para espanto de todos os presentes.



Um início de jogo tenso para os mais de 50 mil Corintianos que lotavam o estádio, ventava muito e o Corinthians tinha o vento a seu favor, desta maneira foi melhorando o posicionamento e empurrando o Palmeiras para seu campo de defesa. Numa das decidas do ataque Corinthiano a bola fora jogada para a lateral, Cláudio se posicionou na linha, de suas mãos parte a bola em cobrança de lateral, Rafael devolve com precisão, um olhar ligeiro na área, e de seus pés parte agora a bola à meia altura, entre Waldemar Fiume e o Goleiro Laércio e encontra precisamente a cabeça de Luizinho...

Entre a cabeçada do Pequeno Polegar, a bola tocar na trave e em seguida rolar nas redes da meta e a explosão da torcida no estádio se passaram milésimos de segundo, uma festa tomou conta do Pacaembu e das ruas e avenidas da Cidade, Corinthians 1x0 Palmeiras e o Timão colocava a mão na Taça.

“Corinthians, Corinthians, Falou mais alto a Tradição”

Com o gol e jogando já pelo empate, o Corinthians tratou de segurar o Palmeiras e cercar Jair da Rosa Pinto, que era o cérebro da equipe de Palestra Itália, Goiano foi o encarregado de anular o maestro Alvi Verde, até mesmo Luizinho e Rafael voltaram para marcar, Cláudio ajudava na marcação e na frente só permaneceram Baltazar e Simão, assim termina o primeiro tempo, com o Corinthians comemorando o título.



Logo no inicio do segundo tempo o Palmeiras teve uma falta próxima da linha de fundo, Jair da Rosa Pinto cobrou com violência, a bola desviou na zaga Alvi Negra e tirou Gilmar da jogada, Nei se apresentou para empurrar a bola para as meta Corintiana e empatar a partida, Corinthians 1x1 Palmeiras, e havia ainda mais de 40 minutos por jogar. A partir do gol de empate Gilmar, Goiano, Idário e Roberto começavam escrever suas histórias naquela decisão, se sobressaiam ao ataque verde, jogando com garra e determinação, após um contra ataque Corintiano desperdiçado por Rafael o arbitro Uruguaio Esteban Marino apitou o fim do jogo, um momento épico, inesquecível para uma geração de ouro, os jogadores não sabiam para onde corriam, a alegria tomou conta de todos, em poucos instantes milhares de torcedores invadiam o gramado do Pacaembu, as camisas dos jogadores eram arrancadas, ficaram seminus e foram para o vestiário, Oswaldo Brandão era carregado nos braços da Fiel, a cidade inteira entrou em êxtase de felicidade, uma loucura transbordante, era a festa do povo, Corinthians, Campeão do IV Centenário.

Texto: Poderoso Timão Ídolos

3 comentários:

MLopomo disse...

Desculpe mas o gol da foto (Luizinho de cabeça) não é essa. Em 1954 Luizinho esta posicionado mais a direita, e a bola foi no angulo direito do goleiro. O goleiro era Laercio, que não é esse qua aparece ai nessa foto.

Maria Angélica disse...

Assisti tudo pela TV. Foi o dia em que conheci o Corinthians, me apaixonei e nunca mais o deixei.

Ricardo Delgado disse...

Vendo foto original desse genial campeonato. Bom estado. Contato: ricarvalho73@hotmail.com

Postar um comentário