Alcunhas

Alvinegro do Parque São Jorge
Com a mudança da sede para a Rua São Jorge e a construção Estádio Alfredo Shuring, o Parque São Jorge, o Corinthians recebeu esta alcunha que ainda permanece.

Campeão dos Campeões e Time das Viradas
Em 1930, a Associação Paulista de Esportes, a APEA, decidiu promover um desafio entre os campões paulista e carioca em partidas de ida e volta. Depois de vencer o primeiro confronto, o Corinthians foi ao Rio de Janeiro disputar o segundo jogo contra o Vasco da Gama, no estádio São Januário. O Cruzmaltino vencia por 2 a0, mas faltando 18 minutos para o fiim da peleja, a velha raça corinthiana entrou em cena, virando o jogo para 3 a 2. Além da Taça da APEA, o COrinthians conquistou dois títulos honorários e populares que permanecem bem vivos até hoje: "campeão dos campeões" e "time das viradas"
.

Campeão dos Centenários
Campeão Paulista de 1922 - Centenário da Independência do Brasil
Campeão Paulista de 1954 - IV Centenário da cidade de São Paulo
Campeão Paulista de 1988 - Centenário da abolição da escravatura no Brasil

Charuto
Nos anos 50 o clube receberia essa denominação. porque ninguém sabe a razão, tornou-se moda fumar charuto nos estádios em jogos do Corinthians.

Clube dos Calções Pretos
Era como escreviam os jornais dos anos 10 e 20 para se referir ao Corinthians.


Clube dos operários
Desde a sua fundação o clube esteve ligado a classe operária, sendo que seus fundadores eram operários.

Coringão
Alcunha cariosa criada pela Fiel torcida para saudar o Corinthians.

Mosqueteiro
Existem duas versões. A primeira é de 1913, depois da criação da APEA, para onde foram os principais clubes. O Americano, Internacional e Germânia teriam permanecido na LPF. O Corinthians se juntou a eles e foram apelidados de mosqueteiros. A segunda versão deve-se a vitória contra o Barracas (Argentina), em 1929. O jornalista Tomás Mazzoni de "A Gazeta Esportiva" teria dito que o clube paulistano demonstrou "fibra de mosqueteiro" após o triunfo.

O Mais Querido
Um concurso promovido pela TV-Paulista (atual TV-Globo) em parceria com o jornal Última Hora, em 1955, daria ao Corinthians o título de mais querido do Brasil.

Timão
Como sempre, começou na imprensa e logo foi adotada pela torcida. O ponto de partida foi a ousada série de contratações de grandes craques. No ano de 1966, chegaram em poucos dias o zagueiro Ditão, o volante Nair da Portuguesa de Desportos e o imortal Garrincha do Botafogo formando um verdadeiro Timão.

Time do Povo
Com a alcunha de clube dos operários, o Corinthians foi conquistando cada vez mais as classes trabalhadoras e menos favorecidas. Se tornando assim, o time do povo.

0 comentários:

Postar um comentário