Torcida feminima Corinthiana!

Boa noite Fiel Torcida! Como dito em meu post anterior, hoje abriu a loja oficial do Corinthians em minha cidade. Estive lá e para minha total surpresa, pasmem, havia mais material FEMININO do que masculino! Me senti no paraíso. Não pensem que foi porque o masculino vendeu primeiro, porque não foi isso. Estive lá pouco tempo depois da inauguração. E isso me fez refletir sobre o assunto que tratarei neste post.

Vejamos, o futebol sempre foi o esporte voltado para o público masculino, considerando que na época em que começaram a ter as primeiras partidas a sociedade era machista, não só olhando pelo lado esportivo, mas em todos aspectos.
A mulher conseguiu cada vez mais espaço no mercado de trabalho, nas decisões da casa, no aspecto financeiro da família... E o que vimos, é ainda uma certa desconfiança sobre nós quando se fala de futebol, especificamente.
Falo por experiência própria e vou citar apenas o Corinthians, porque é o que eu vivo. É nítida a desconfiança masculina quando se deparam com alguma mulher corinthiana. Em primeiro instante eu percebo que na cabeça deles passa aquele pensamento "aaah, não deve entender nada..." "não deve nem saber a escalação do time" Não levam a sério nosso amor, simplesmente por já serem criados em um ambiente em que menina gosta de boneca e não sabe nada de futebol. Depois, quando parecem 'testar' nossos conhecimentos, ficam surpresos como se aquilo fosse coisa de outro mundo. O que precisa ser entendido é que mulher e homem nascem com a mesma capacidade de aprender sobre futebol. Não se pode esquecer, que há homens que não sabem nada de futebol, as vezes dizem torcer por um time, para não serem taxados de 'gay', porque é isso que a sociedade ensina, homem tem que saber de futebol.
Agora vejamos o outro lado, que me envergonha muito de falar. Temos em todo lugar garotas que usam o nome de um time para se promover, para chamar a atenção masculina e que realmente não entendem nada sobre o assunto. E geralmente são essas que tem destaque na mídia, obviamente por suas características físicas e não pelo conhecimento esportivo. Aí, teoricamente confirmam a regra de que mulher e futebol não combinam. Quantas vezes já não vimos em concursos como "musa do brasileirão", "miss fiel", e concursos do gênero, meninas sem nenhum conhecimento sobre o time, que realmente não sabem nem a escalação, não conhecem a história do clube e estão lá para representar a torcida feminina? Isso me envergonha demais, porque isso contribui para a confirmação da opinião masculina. Agora, como é legal ir aos jogos do Corinthians e ver a cada jogo um aumento na participação feminina nos estádios. Estádio até bem pouco tempo, era 'proibido' pra mulher. Tanto que ainda em cidades como a minha, ainda há esse pensamento, que me é confirmado quando vou à jogos e no onibus poucas são as mulheres.
A relação desse assunto com a abertura da loja aqui em minha cidade é que estou vendo um empenho do Corinthians, não sei dos outros times, em fazer materiais voltado a torcida feminina, o que me lembro que há pouco tempo era praticamente inexistente! E mais ainda sobre a loja, quando estavam contratando os funcionários, o anúncio dizia somente aceitar curriculos de homens. Hoje, para a minha surpresa, as 4 funcionárias da loja são mulheres! Não há nenhum homem trabalhando lá.
Espero que possamos adquirir nossa igualdade também dentro do futebol. Amamos, sofremos, assistimos jogos, discutimos escalação, compramos produtos... Somos torcedoras Corinthianas e não queremos ser tratadas com essa desconfiança que ainda há hoje. Saibam vocês, homens, diferenciar as que querem se promover e as que realmente TORCEM. É fácil ver isso, vocês não terão dificuldade nenhuma, tenho certeza. E ainda contribuirão para cada vez termos uma igualdade maior dentro de nossa torcida, o que já foi tema de outro post. Agradeço aos que nos respeitam e não duvidam de nosso amor, aos que reconhecem nossa contribuição nos estádios e não a subestimam, aos que sabem que podemos torcer igual, ou até mais que muitos homens.
SAUDAÇÕES DE UMA LOUCA. LOUCA POR TI CORINTHIANS!

Por Grazi SCCP

1 comentários:

Unknown disse...

grande texto!!!!

Postar um comentário