Bastidores do clube

Dentro de campo, o Corinthians que estréia amanhã na Série B, contra o CRB, pouco ou quase nada tem a ver com aquele time que foi rebaixado no Brasileiro do ano passado.

Porém, nos bastidores, o clube sofre com resquícios dos piores momentos de sua história. Um grupo de sócios encaminhou ao presidente Andres Sanchez e ao presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Senger, uma lista com o nome de 23 conselheiros que, segundo eles, estariam inadimplentes no clube. Baseados no estatuto corintiano, eles pedem a exclusão automática desses membros do conselho.

Na carta, com data do dia 10 de abril e endereçada a dois dos principais dirigentes corintianos, os sócios listam os nomes dos conselheiros que estariam sem pagar suas mensalidades há pelo menos três meses e, de acordo com os artigos 68 e 69 do estatuto do clube, estão sujeitos a perderem seus cargos no conselho.

Onze dos supostos inadimplentes são vitalícios e 12 exercem mandato quadrienal, eleitos no início de 2007. De acordo com a denúncia, nenhum desses conselheiros tem a condição de sócio remido.

Segundo o levantamento, entre os 23 conselheiros -num total de 400 que compõem o órgão- há casos de anos de inadimplência. O caso mais crítico é de um membro vitalício do conselho que não pagaria o clube desde janeiro de 2001. Entre os elencados há pelo menos um conselheiro ilustre, o senador Romeu Tuma (PTB-SP).

“Omissão também é algo que deve pertencer apenas ao nosso passado, temos que mostrar que o Corinthians aprendeu com os erros dos últimos anos”, cobram os sócios na carta entregue a Andres e Senger, à qual a Folha teve acesso.

Passado um mês da entrega do documento, no entanto, o grupo de sócios alega não ter recebido resposta dos dirigentes sobre o encaminhamento do caso no clube. A irritação maior, no entanto, é com o presidente do conselho, que é o responsável por fazer andar o processo de investigação.

Senger, porém alega não ter tido tempo de examinar o caso por causa de outros assuntos mais urgentes a serem analisados por ele no clube -entre eles, o processo de expulsão do ex-presidente Alberto Dualib e do ex-vice Nesi Curi.

“Vou finalizar isso primeiro. Depois de cuidar desse negócio dos conselheiros”, diz Senger, que alega não ser possível cuidar dos dois casos simultaneamente por lhe tomar tempo.

“Isso tem que ser visto com calma. Vou fazer uma conferência para verificar a situação desses conselheiros listados”, diz o presidente do Conselho Deliberativo.

By Grazi

0 comentários:

Postar um comentário