Tuffy



Tuffy Neugem, nasceu na cidade de Santos ainda no século XIX em 1898. Foi sen dúvida alguma o primeiro grande goleiro da história do Corinthians. Apelidado de "o Satanás", ele vestia camisas e calções negros e usava grandes costeletas. Alguns relatos antigos garantem que muitos na época acreditavam que o jogador realmente possuía poderes sobrenaturais. Na realidade, Tuffy era apenas um irreverente e grande goleiro do período varzeano do futebol brasileiro.

No campeonato paulista de 1918 (este campeonato foi interrompido por dois meses devido à gripe espanhola que aterrorizava o mundo), em torneio que acabou sendo decidido em janeiro de 1919. Para o Corinthians ser campeão, precisava vencer a Associação Atlética das Palmeiras e torcer por um revés do Paulistano contra o São Bento. O Corinthians venceu por 5 a 3, mas o Paulistano também fez sua parte, garantindo o título que representou para o clube o tricampeonato; ao Time do Povo, restou o vice, primeiro de sua história. Nessa época, Tuffy defendia a Associação Atlética das Palmeiras, e foi acusado de entregar o jogo na derrota da sua equipe. Ele acabou expulso do clube e rumou a Pernambuco, desembarcando no América de Recife, onde se sagrou campeão pernambucano.
Também Passou pelo Sírio e pelo Santos.

O Goleiro até então com 30 anos, passou a desfilar toda sua técnica a serviço do Corinthians e estreou no time dia 22 de julho em 1928, exatamente no dia da inauguração da Fazendinha. O amistoso foi contra o América. Terminou em 2 a 2.


O chamado "Trio Final". Grané, Tuffy, Del Debbio.

Seus munhecaços contra a bola e os pênaltis defendidos marcaram época. Irreverente, teria pedido emprestado a um torcedor um chapéu para defender um pênalti de Lolico, do Guarani, em um amistoso, mas em seguida deixado a bola escapar para dentro do gol. Depois que parou de jogar, em 1931, Tuffy virou dono do Cinema Santa Helena.

O Homem:

Em outubro de 1931 Tuffy publicou um anúncio no jornal “A Gazeta”, um feito bem dispendioso para um jogador de futebol na época. No seu anúncio, um apelo para que dirigentes e esportistas paulistas se unissem para auxiliar o jogador Tatu, que até pouco tempo antes deste anúncio, havia defendido a Portuguesa de Desportos e gravemente doente teve que abandonar definitivamente o futebol, chegando a passar muita necessidade.

No anúncio, emocionantemente conclamou aos seus colegas a contribuirem com 10$000 (10 contos de Réis) para ajudar Tatu (apelido do atacante Altino Marcondes). A ajuda, após o apelo, foi grande mas Tatu onfelizmente viria a falecer meses depois, no início de 1932.

Falecimento:

Em 1935, vitimado por uma pneumonia dupla, Tuffy viria a falecer. Como era desejo seu, foi sepultado com a camisa do Corinthians em seu mausoléu no Cemitério São Paulo em Pinheiros e é lá que está até hoje.

Ficha técnica:

Nome: Tuffy Neugen
Nascimento: 17 de outubro de 1898
Cidade natal: Santos (SP), Brasil
Carreira no Corinthians: 1928 - 1931;
Títulos pelo Corinthians: Campeonato Paulista (1928,1929, 1930)

0 comentários:

Postar um comentário