Del Debbio



Del Debbio, zagueiro oriundo do segundo quadro corinthiano, assumiu a posição de titular no Campeonato Paulista de 1922. Após sua estréia, foi-se firmando como um dos mais perfeitos zagueiros que já vestiram a camisa corintiana. Raçudo, marcador duro e implacável, dono de um chute forte.

Del Debbio foi o único jogador que participou dos três tricampeonatos corintianos. Logo na estréia entre os titulares, se sagrou campeão paulista de 1922. Um ano muito especial, em que era comemorado o primeiro centenário da Independência do Brasil. Nas temporadas seguintes (1923 e 1924), comandaria a defesa na campanha do primeiro tricampeonato.

Mas foi a partir de 1928 e até 1930, em outro tricampeonato paulista do clube, que Del Debbio chegou ao auge atuando no Brasil. Eram os tempos em que formava uma defesa (na época, chamada de "trio final") inesquecível, ao lado do goleiro Tuffy e do zagueiro-direito Grané.

Em pleno auge da carreira, Del Debbio foi impedido de disputar a Copa do Mundo realizada no Uruguai, em 1930. A Seleção Brasileira foi enfraquecida devido a briga entre os paulistas e cariocas.

A rivalidade política foi refletida no futebol. A divergência entre a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), essencialmente carioca, não convidou membros da Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) para tomar parte da comissão técnica que iria ao Uruguai. Em retaliação, a Apea não permitiu que clubes de São Paulo liberassem jogadores à seleção. Apenas o atacante Araken Patuska conseguiu ir à Copa porque estava brigado com o seu time, o Santos.

Sem poder contar com craques como Friedenreich, Feitiço e Del Debbio, a seleção brasileira fez uma campanha medíocre na primeira Copa do Mundo da história.

Em 1931, aproveitando-se de sua ascendência italiana, foi defender a Lazio e tornou-se um dos primeiros jogadores a tentar a sorte no exterior. Del Debbio permaneceu na Itália por cinco anos, retornando ao Brasil para novamente defender o Corinthians em 1937, ainda a tempo de conquistar o Campeonato Paulista desse ano, primeiro da era profissional do clube.

Em 1938, ele herdou das mãos de Neco e Ântonio Pereira a equipe que posteriormente seria campeã conqustando assim seu primeiro título como treinador do Corinthians. Em 1939, uma emergência em um jogo contra o Ypiranga - O time estava sem seus zagueiros, que haviam se machucado -, Armando Del Debbio precisou entrar em campo novamente commo jogador. Essa participação fez com que ele se tornasse campeão como treinador e também como jogador ao mesmo tempo.


Del Debbio (último da esquerda para direita) como treinador.

No ano de 1947, lançou na equipe principal do Corinthians aquele que seria um dos maiores jogadores da história do clube, o centro-médio Roberto Belangero.

Ficha técnica:

Nome: Armando Del Debbio
Nascimento: 02 de novembro de 1904
Cidade natal: Santos (SP), Brasil
Carreira no Corinthians: 1922 - 1931; 1937-1939
Títulos pelo Corinthians: Campeonato Paulista (1922, 1923, 1924, 1928,1929, 1930, 1937, 1939)

Cabeceio: Bom na antecipção
Chute: Pé direito - Muito forte.
Pé esquerdo - Razoável.
Velocidade: Lento.
Habilidade: Deixava a desejar, destacava-se mais pela disposição.
Posicionamento: Muito bom, sempre estava no lugar certo, na hora certa.
Marcação: Excelente, muito aplicado.

0 comentários:

Postar um comentário