Biro - Biro

Biro Biro logo firmou-se como titular do time. Só não conseguiu fixar sua função no campo. Jogava onde era preciso jogar. Do meio-campo para frente atuou em todas as posições. Até quarto-zagueiro ele chegou a ser.

Notabilizou-se por ser o pulmão do time.

Em uma derrota do Corinthians, um membro da torcida comentou a importância de Biro Biro para o time. "Ele sabe o que é a raça corintiana. Pode até jogar mal, mas corre e luta o tempo todo. Nesse a gente pode confiar".

Em 1979, Biro conquistou o primeiro título com a camisa do Corinthians, o Campeonato Paulista. Era o começo de um grande caso de amor.

No Campeonato Paulista de 1982, Biro jogou como ponta-esquerda no time do Corinthians que conquistou o título. A final foi contra o São Paulo e ele marcou dois na vitória por 3 a 1. No ano seguinte, foi o ponta-direita do bicampeonato. Disputou 11 Campeonatos Paulistas e chegou à sete finais. Ganhou quatro títulos.

Um dos mais importantes foi o de 88, quando era capitão do time. "Erguer uma taça pelo Corinthians é uma emoção enorme. Nunca senti algo igual".

Em 1987, em uma derrota para o invicto Atlético Mineiro de Telê Santana, a torcida ameaçou agredir os jogadores do Corinthians. Vaiaram o time e os impediram a saída dos atletas do campo. O único que foi aplaudido de pé e teve seu nome ovacionado foi Biro Biro. Na ocasião era comum ouvir os torcedores repetindo que "nesse time só o Biro Biro corre". Os jogadores do Corinthians foram obrigados a deixar o estádio por uma saída especial e somente Biro Biro pôde sair pelo portão principal.

Tornou-se capitão e líder do time. Pediu para jogar somente como volante. Sempre que uma temporada acabava, ameaçava deixar o clube e ir jogar no exterior. A torcida pedia pela sua permanência e ele resolvia permanecer.

Foi o quinto jogador que mais vestiu a camisa do Corinthians. Em 11 anos de clube disputou 592 partidas.

FICHA TÉCNICA

Nome: Antônio José da Silva Filho
Nascimento / local: 18/05/1959 - Santo Amaro - Pernambuco
Período em que jogou no Corinthians: 2 anos (de 1998 à 1999)
Jogos: 592
Gols:75
Média:
Títulos: 4 Paulistas (79, 82, 83, 88), Taça Governador de 78, Torneio de Hidalgo de 81, Taça de Porto Alegre de 82, III Taça das Nações de Los Angeles de 85 e Torneio de Verão em 86 e 87

0 comentários:

Postar um comentário