O estádio Corinthiano


O corinthiano pode se dar ao luxo de bater no peito de dizer bem alto: O ESTÁDIO ALFREDO SCHURIG, A VELHA E GLORIOSA FAZENDINHA, É A NOSSA CASA! Claro que o estádio é pequeno, mas é um orgulho para a torcida corinthiana. Desde 1926, centenas de craques pisaram em seu gramado e encantaram a galera. Na Fazendinha, o torcedor já viveu dias de glória com as conquistas do Corinthians.
Tudo começou em 1926. Por iniciativa do presidente Ernesto Cassano, o Corinthians adquiriu o Parque Sao Jorge, por 750 contos de reis. Ele foi comprado de Nabig Salem e pago em prestações que terminaram 10 anos mais tarde. Na época, já existia um clube no local: o Sírio. Havia o campo com arquibancadas, 3 degraus de cimento, uma pista de atletismo, duas quadra de tênis, alem de uma extensa área.
Os melhoramentos foram feitos aos poucos. Tudo era feito de acordo com os recursos financeiros do clube. Dois anos depois, o Parque São Jorge foi finalmente inaugurado. Para o primeiro jogo, o Corinthians convidou o América, do Rio de Janeiro, que a exemplo do alvinegro possuía o título de Campeão do Centenário da Independência do Brasil (1922), só que pelo campeonato carioca.
Os dois times já tinham se enfrentado em 1922 e o Corinthians havia vencido por 2 a 0. Para o jogo inaugural, anúncios foram feitos nas emissoras de rádio, a linha de ônibus Penha-Centro foi desviada para a frente do clube e o clima em São Paulo era de festa para inaugurar o estádio corinthiano, com capacidade para duas mil pessoas.
O jogo foi disputado no dia 22 de julho de 1928, a tarde, e terminou empatado em 2 a 2. O ponta-esquerdo De Maria (falecido no dia 17/03/1970) fez os dois gols do Corinthians, sendo o primeiro aos 29 segundos de jogo. O Corinthians jogou com Tuffy, Grané e Del Debbio; Nerino, Sebastiã e Munhoz; Aparício,Neco, Rato, Guimarães e De Maria.
Pouco tempo depois de inaugurar o estádio, o presidente Alfredo Schurig passou a fazer os degraus, e aos poucos, foi aumentando a arquibancada. Mandou construir uma numerada e camarotes para os associados, atrás do gol onde hoje se encontra o placar. Por estar sempre com recursos financeiros para a melhoria do estádio, a Fazendinha foi batizada com seu nome.
A inauguração dos refletores aconteceu apenas no dia 25 de fevereiro de 1961. O jogo foi contra o Flamengo e os corinthianos deram um show de bola. Em noite inspirada, o time alvinegro ganhou de 7 a 2, com dois árbitros apitando a partida. O paulista João Etzel Filho no primeiro tempo, e Armando Marques, na etapa complementar.

0 comentários:

Postar um comentário